PDT pede expulsão pública de três filiados por apoio a Bolsonaro

O Conselho Nacional de Ética do PDT divulgou uma nota contra o apoio de três candidatos do PDT aos governos estaduais do Rio Grande do Norte, Amazonas e Mato Grosso do Sul Jair Bolsonaro (PSL).

O grupo pede a expulsão sumária e a cassação das candidaturas de Carlos Eduardo Alves (RN), Amazonino Mendes (AM) e Odilon de Oliveira (MS). Sobre Carlos Eduardo, o conselho afirma que a necessidade de vencer as eleições não é maior que a identidade ideológica em defensa do Trabalhismo.

“Precisamos, mais do que nunca, passar uma mensagem clara, na condição de partido nacionalista, trabalhista e popular, contra o fascismo. Somos um partido de esquerda, antifascista e anti-imperialista. Logo, a primeira medida que exigimos, em defesa da idoneidade ideológica do Partido e de sua imagem junto à sociedade é a expulsão pública, sumária e irrevogável de três candidatos a governador”, anunciou os membros do diretório nacional em nota.

Ainda na nota, os membros reclamam que  Amazonino Mendes, além de boicotar sistematicamente a campanha de Ciro Gomes no Amazonas no decorrer do 1º turno, na manhã de 8 de outubro de 2018 ele externou em público o seu apoio oficial ao Jair Bolsonaro.

No caso de Odilon de Oliveira, eles atribuem a expulsão com relação ao apoio dado a Bolsonaro. Odilon chegou a afirmar, em uma rádio com bastante audiência em Campo Grande-MS, a sua apologia ao regime ditatorial pós-1964, afirmando que ela teve os seus saldos positivos ao país.

“Seria vergonhoso, na História do Brasil, um Partido com a história de lutas como o PDT abrigar em seu seio notórios oportunistas que flertam, paqueram e transam abertamente com o fascismo”, finalizou a nota.

Botão Voltar ao topo