Arapiraca comemora 94 anos de emancipação política com desfile cívico e missas

O município de Arapiraca,comemora nesta terça-feira 94 anos de emancipação política do município. Para celebrar a data, a prefeitura da cidade divulgou uma programação prevista para o dia todo começando as 7h30 da manhã.

A programação começou com uma cerimônia de Hasteamento das Bandeiras, no pátio Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho e depois disso na mesma paróquia, às 8h, Celebração Eucarística. Já no horário da tarde, a programação inicia às 15h30min, com revista às tropas, na Rua Delmiro Gouveia, seguida do início do desfile, às 16h, no Bosque das Arapiracas.

Para quem não sabe, Arapiraca se transformou em uma das principais cidades do interior do estado, devido a grande expansão economica e população que em 2014 já chegava 229,000, segundo o IBGE.

O nome Arapiraca vem de uma árvore da família das leguminosas Mimosáceas ,uma espécie de angico branco, comum no Agreste e no Sertão. Foi embaixo da Arapiraca localizada as margens do Riacho Seco, que Manoel André Correia dos Santos (Fundador da Cidade) descansou.

A sombra daquela árvore fez com que Manoel André tivesse a ideia de construir uma cabana. Depois de algum tempo, com a vinda de outras famílias, a árvore Arapiraca ficou cercada por um povoado.

A emancipação é comemorada neste dia porque antes, o território de Arapiraca era pertencente ao da cidade de Limoeiro de Anadia, também localizada no Agreste alagoano. Com a morte de Manoel, o sobrinho chamado Esperidião Rodrigues se tornou um líder político da região.

Ele dedicou anos de sua vida para juntar documentos para provar que Arapiraca podia ser independente de Limoeiro. Em 1924, cansado de esperar a tramitação do processo de emancipação, o representante foi a Maceió e após 40 dias a emancipação fosse aprovada, em 30 de maio do mesmo ano, mas por conta da demora na sanção da lei que nomeava uma Junta Governista do município, a comemoração só veio no dia 30 de outubro 1924, data esta usada até os dias de hoje para celebrar a data.

Botão Voltar ao topo