Eleições 2018: Jair Bolsonaro é eleito presidente com mais de 57 milhões dos votos

O capitão do Exército aposentado, Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente da República neste domingo (28). Ele disputou o 2º turno contra o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT).

À porta da residência do presidente eleito, no Rio de Janeiro, milhares de apoiadores fizeram uma grande festa, celebrando o resultado das urnas. Em Maceió, militantes de Bolsonaro estão reunidos na orla de Ponte Verde, onde também celebram a vitória do candidato.

Aos 63 anos, capitão reformado do Exército, deputado federal desde 1991 e dono de uma extensa lista de declarações polêmicas, Jair Bolsonaro materializou em votos o apoio que cultivou e ampliou a partir das redes sociais e em viagens pelo Brasil para obter o mandato de presidente.

Na campanha, por meio das redes sociais e do aplicativo de mensagens WhatsApp, apostou em um discurso conservador nos costumes, de aceno liberal na economia, de linha dura no combate à corrupção e à violência urbana e opositor do PT e da esquerda.

Após quatro vitórias consecutivas do PT em eleições presidenciais (2002, 2006, 2010 e 2014), o novo presidente eleito se apresenta como um político de direita. Vitorioso na primeira vez em que se candidatou a presidente, Bolsonaro sucederá Michel Temer (MDB), vice de Dilma Rousseff (PT) que assumiu o governo em 2016 devido ao impeachment da petista.

Botão Voltar ao topo