Controladoria Geral é o primeiro órgão do estado a receber novo certificado da NBR ISO

A Controladoria Geral do Estado (CGE) recebeu o certificado de qualidade da versão 2015 da NBR ISO 9001, sendo o primeiro órgão da administração pública estadual a migrar para a nova versão da norma. 

A gestão da qualidade, medida e verificada por meio da certificação ISO 9001, busca garantir a padronização dos procedimentos e a entrega dos serviços dentro das expectativas dos clientes e das normas legais.

Em 2015, a norma foi atualizada e até setembro de 2018, os órgãos e entidades que tinham o certificado tiveram que se adequar as novas diretrizes da normativa, com a inclusão de pontos como a gestão de riscos e geração de resultados.

Para a controladora-geral, Maria Clara Bugarim, o maior desafio foi capacitar todos os servidores da CGE para as novas determinações. “Foi um árduo trabalho. Criamos um Comitê Gestor da Qualidade, com um representante em cada setor, atuando como replicadores das novidades da norma”.

A versão 2015 da norma estabelece sete princípios, sendo eles: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo e sistemática para a gestão, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamento com os fornecedores. A gestão de riscos, que passou a ser obrigatória, aborda a discussão de medidas preventivas e corretivas listadas ainda em uma fase de planejamento.

O trabalho em busca da certificação teve início em 2016, com a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, do Programa 5S, a participação dos servidores de todas as áreas da CGE.

Em 2018, foi iniciado um novo ciclo de certificação, com uma capacitação para a equipe do Sistema de Gestão da Qualidade. Em seguida, os servidores passaram por uma auditoria interna e, no período de 19 e 20 de julho, foi realizada uma auditoria pela equipe da Qualidade da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

A auditoria externa da Fundação Carlos Alberto Vanzolini foi realizada no período de 23 e 24 de agosto. O relatório opinou pela recertificação da Controladoria com base nos requisitos da Norma NBR ISO 9001:2015, relativa a todas as áreas avaliadas.

Para Maria Clara Bugarim, a conquista é fruto de muito trabalho de toda a equipe da CGE. “Esse certificado só confirma o comprometimento dos servidores da Controladoria em oferecer um serviço diferenciado e de qualidade para a sociedade alagoana”.

Além de trazer ainda mais credibilidade ao trabalho desenvolvido pelo órgão, a certificação traz resultados que impactam no fortalecimento do controle interno no Estado.

Botão Voltar ao topo