Pesquisa aponta que maceioenses estão atrasando menos contas que em 2017

O número de maceioenses com dívidas ainda é de 185 mil, o que equivale a 61,8% dos cidadãos, mas houve redução de 1,15% entre os endividados com contas em atraso, saindo de 87.726 para 86.720.

De acordo com o Instituto Fecomércio de Estudo, Pesquisa e Desenvolvimento do Estado de Alagoas (Instituto Fecomércio AL), quando observado o nível do endividamento em relação ao mesmo mês do ano anterior, a sociedade tem menos dívida, pois houve recuo de 7%. E, na mesma situação, os consumidores da capital estão atrasando 17,78% menos contas do que no passado.

Nos últimos três meses, a capital perdeu cerca de 489 postos de trabalho. O primeiro semestre de 2018 encerrou com uma taxa de desemprego de 16,4%, ficando 4 pontos percentuais acima da média nacional.

O aumento de 0,6% no uso do cartão de crédito reflete o endividamento dos consumidores, em parte impulsionado pelo Dia dos Pais, celebrado no mês anterior. Olhando por cima, esta elevação pode ser considerada mínima, mas somada ao uso habitual do cartão, o percentual de consumidores com dívidas nesta modalidade de crédito é de 84,6%, em setembro.

Dentre os que estão em situação de inadimplência, somente 3,4% afirmaram ter capacidade de pagar integralmente a dívida, isso sinaliza uma melhora quando comparamos a situação mensal, pois  em agosto, apenas 1,3% dos consumidores afirmaram ter condições de saírem da situação.

Botão Voltar ao topo