Descaso do poder público invalida pesquisas de mestrado da Ufal

Estado e Município estão ignorando os resultados de pesquisas e teses de mestrados da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que poderiam melhorar a qualidade de vida da população que habita a periferia de Maceió. A afirmação é do doutor e professor do mestrado de Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina de Alagoas, Mário Jorge Jucá.

“Eles [poder público] não apoiam, não ouvem e não respondem os estudiosos que, várias vezes, encaminham ao Executivo o resultado dos levantamentos. São estudos realizados gratuitamente com muito esforço, mas que acabam não tendo nenhum impacto social”, lamentou ao A Notícia. O descaso, segundo Jucá, tem acontecido desde 2010.

“Mas, de maneira geral, nunca houve entendimento e diálogo entre universidade, Estado e Município. Contudo, tenho que pontuar que houve maior entrosamento quando a professora Ana Dayse Dórea se tornou secretária municipal de Educação porque ela já foi reitora da Ufal. Houve um crescimento, mesmo que frágil, mas muito importante”.

Para o médico, esses estudos de mestrado trazem conclusões sobre a realidade de vida de parte da população da capital. “E também sugerem a solução para determinado problema em assuntos, como: saúde, educação, bem-estar social, entre outros. Mas o poder público ignora. Temos diversos mestrados empacados por falta de apoio”.

O desinteresse ainda prejudica a pontuação da nota do mestrado, que corre o risco de fechar as portas. “Se o mestrado for reavaliado, em 2023, e tiver baixa avaliação, será encerrado”, alertou.

“São estudos, por exemplo, de uma nutricionista que identifica que a merenda de certa unidade de ensino não está sendo suficiente para compor a alimentação do aluno. Então, a mestranda faz um projeto com o problema identificado evidenciando a solução. São informações que ficam só na Universidade. E o Estado e Município, que deveriam ser os maiores interessados nesta questão, acabam desconhecendo esse trabalho”.

E Jucá finalizou destacando que: “O conhecimento é para ser divulgado e percebido para tratar os problemas da comunidade. A finalidade de uma pesquisa é melhorar as condições de uma situação”.

 

 

 

Botão Voltar ao topo