Projeto lançado por Marx Beltrão aumenta visitas de brasileiros aos EUA

Dados da Organização Statista mostram que o número de turistas brasileiros nos EUA deve chegar ao recorde de 1,84 milhão em 2022. Facilidades para obtenção de vistos de turistas podem ser uma das razões que justifiquem a maior presença de brasileiros nos Estados Unidos.

Em janeiro deste ano, o então ministro do Turismo, Marx Beltrão (PSD), que tenta a reeleição como deputado federal, divulgou em coletiva de imprensa o projeto E-Visas que colocou totalmente online a obtenção de vistos para turistas vindos dos EUA, Japão, Austrália e Canadá. Um sistema que previu a emissão de vistos para o Brasil em até 72 horas.

Por outro lado, a digitalização dos formulários de imigração e a democratização online das informações para interessados em obter um visto de turismo nos EUA também ganhou força no território americano. Ambas as medidas buscam aumentar o turismo entre os países. Um cenário ideal e digital para o brasileiro interessado em visitar, estudar, viver e trabalhar nos EUA.

Segundo pesquisa divulgada em junho deste ano pela Statista, é cada vez maior o número de brasileiros que visitam os Estados Unidos. Em 2008, o número de visitantes brasileiros registrados foi de 770 mil, este ano, o percentual de visitantes vindos do Brasil já está em 1,6 milhão e deve aumentar ainda mais até 2022.

Informações divulgadas pelo Departamento de Estado Norte-Americano mostram que em 2016 o Brasil ocupou a segunda maior fonte de visitantes em território americano. Apenas no estado americano da Flórida o recorde de turistas foi de 116,5 milhões de pessoas. O número superou o registrado em 2016 em 3,6%, segundo divulgou a Organização Visit Flórida. O Estado representa 55% das viagens aos EUA, apenas Orlando abrange 35% das chegadas vindas do Brasil.

Marx Beltrão começou a ver os resultados do projeto E-Visas em abril deste ano. Na ocasião, ele declarou: “Não poderíamos estar mais satisfeitos com o êxito dessa iniciativa que tem se mostrado cada vez mais acertada. Os números são muito positivos e terão um grande impacto na nossa economia. A ideia é que tenhamos um país cada vez mais aberto para o turismo internacional”.

 

Botão Voltar ao topo