Em sabatina, Basile diz que Renan direcionou recursos errado

O candidato ao governo pelo PSOL, Basile Christopoulos, abriu a série de entrevistas na TV Gazeta. Na oportunidade ele apresentou propostas para as áreas de educação, segurança, moradia, saúde e saneamento básico e criticou a gestão atual.

Basile disse que Renan direcionou errado os recursos para estas áreas. O candidato prometeu criar um programa estadual de empregos e de habitação.

O Doutor em orçamento público mencionou a importância de se investir de forma cautelosa em verba pública. Na educação por exemplo,o candidato do PSOL citou índice de analfabetismo como um dos principais fatores que afundam o Estado  e relembrou que o estado não atingiu a meta de pontuação para o Ensino Médio.

“Dentro do orçamento atual, vou direcionar 10% para a educação. Com isso, será possível contratar mais professores e pagar melhor o quadro atual de educadores”, afirmou.

Para a saúde, Basile prometeu retirar a administração privada das unidades e retomar a gestão pública, além de construir um ambulatório infantil em Arapiraca, ampliando também a capacidade de atendimento de atenção básico e capacidade média.

De acordo com o candidato, Renan teria direcionado R$ 90 milhões do Fundo de Combate à Erradicação da Pobreza (Fecoep) para construir prédios, quando boa parte dos hospitais públicos registram falta de insumos.

O modelo atual da segurança pública também foi criticado. Ele é a favor do investimento na inteligência para que os crimes sejam esclarecidos de maneira mais célere. Disse acreditar que os jovens desocupados são levados ao mundo da criminalidade por falta de oportunidade.

Botão Voltar ao topo