Mais de 185 mil pessoas estão endividadas em Alagoas

Uma Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) de Maceió, realizada em parceria com o Instituto Fecomércio AL apontou que o mês de agosto será encerrado com cerca de 185 mil pessoas endividadas.

O número de endividados com contas em atraso apresentou baixa: são 87.726 consumidores nessa situação; número 3,71% menor que o de julho. Em relação a agosto do ano passado, o valor é 12,16% menor. Já o volume de inadimplentes aumentou 1,33% (comparado a julho), encerrando agosto, em termos absolutos, com 52.803 pessoas nessa situação.

O assessor econômico da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Felippe Rocha, na média nacional do endividamento, Maceió está acima de todas as capitais.

“Em termos de contas em atraso e de inadimplência, Maceió apresenta o menor nível entre todas as capitais do país. Isso demonstra que os consumidores estão fazendo dívidas e consumindo, mas não estão tendo descontrole das suas contas”, analisa.

Segundo o levantamento, a principal forma de contrair dívida ainda é o uso do cartão de crédito, com 84% dos entrevistados indicando que estão endividados por este motivo .

Do grupo de 29,2% de pessoas (o equivalente a 87.226) que indicaram estar atrasando suas contas, 47% possuem outro ente familiar que mora em sua residência que também passa pela mesma situação. Esse fator é positivo, pois há redução de 2,2% entre julho e agosto.

Na avaliação do economista, entre aqueles que estão em situação de inadimplência a situação é um pouco mais delicada, pois apenas 1,3% disseram que terão condições de pagar integralmente a dívida e sair dessa situação já em setembro; situação 3,3% menor do que no mês anterior.

Aqueles que estão pagando as dívidas em dia estão passando cerca de 6,3 meses (em média) para quitá-las. Isso significa que, não contraído mais dívidas, só se livrarão do financiamento em fevereiro de 2019, quando terá crédito ‘livre” para mais aquisições.

Botão Voltar ao topo