Pesquisa: nenhum presidenciável com menos de 10% no horário eleitoral venceu eleições

Uma pesquisa do Datafolha mostrou que os candidatos que venceram as últimas seis eleições presidenciais já chegaram ao dia da estreia do horário eleitoral como favoritos, ou seja, ninguém com menos de 10% do tempo do horário eleitoral chegou ao segundo turno de uma disputa presidencial no Brasil até hoje.

Mas desta vez o primeiro colocado nas pesquisas, nos cenários em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é excluído, é o deputado Jair Bolsonaro (PSL), que tem 22% das intenções de voto e terá apenas 8 segundos para falar no horário eleitoral.

Bolsonaro conta com seus milhões de seguidores na internet para se defender dos ataques sofridos na televisão e manter votos suficientes para chegar ao segundo turno.

Com 45% do tempo dos programas do horário eleitoral e o direito de veicular diariamente uma dúzia de anúncios nos intervalos comerciais da programação das redes de televisão, Geraldo Alckmin (PSDB) garantiu enorme exposição para divulgar sua plataforma eleitoral e atacar os rivais.

Mas nenhum candidato com tantos recursos chegou antes a esta etapa da competição com prestígio tão reduzido quanto o de Alckmin. Segundo o Datafolha mais recente, o tucano alcançou 9% das intenções de voto em agosto.

Além disso, regras adotadas para esta eleição impedirão que os marqueteiros de Alckmin explorem as mesmas estratégias que tiveram sucesso em campanhas anteriores.

A legislação determina que os candidatos apareçam em 75% do tempo de seus programas, o que reduz o espaço disponível para aliados que poderiam combater seus adversários sem que o cabeça da chapa precisasse sujar as mãos.

O mesmo fator poderá prejudicar a transferência de votos de Lula para o vice Fernando Haddad, que deve substituí-lo, porque o líder petista só poderá aparecer em 25% dos programas depois que a Justiça impediu sua candidatura.

Botão Voltar ao topo