Quase 13 milhões de pessoas continuam desempregadas no país

A taxa de desemprego do país caiu para 12,3% em julho, totalizando 12,9 milhões de pessoas desempregadas. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, mostrou também que quando comparada ao trimestre maio-julho do ano passado, a redução na taxa de desemprego chega a 0,5 ponto percentual.

Ou Seja, mesmo com tanta gente desocupada, o número significa uma queda de 4,1% em relação ao trimestre fevereiro-abril, quando a população desempregada era de 13,4 milhões.

O levantamento apontou ainda que  27,6 milhões de pessoas estão sendo subutilizadas da força de trabalho agregada aos desempregados, os subocupados por insuficiência de horas e a força de trabalho potencial.

Segundo os números do IBGE, a população ocupada fechou o trimestre encerrado em julho em 91,7 milhões, um crescimento de 1,0% (mais 928 mil pessoas) em relação ao trimestre móvel anterior.

Em relação ao mesmo trimestre de 2017, quando havia 90,7 milhões integrando a população ocupada, houve crescimento de 1,1%. O nível da ocupação fechou julho em 53,9%, subindo em relação ao trimestre anterior, quando o nível era de 53,6%, mas ficou estável em relação ao mesmo trimestre do ano passado (53,8%).

 

Botão Voltar ao topo