Voto nordestino pode levar Ciro ao segundo turno, aponta pesquisa

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) têm grandes chances de ir ao segundo turno, graças aos votos dos nordestinos. A pesquisa Ibope mostrou que o pedetista tem 14% das intenções de voto na região , o que significa 42% dos votos dele. Caso se consolide aqui, os votos podem dobrar, evitando assim a transferência de eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o ex-prefeito Fernando Haddad, vice na chapa petista.

Segundo o presidente do PDT, Carlos Lupi, Ciro é forte no Nordeste e deve consolidar ainda mais sua liderança no Ceará. Nos demais estados, o objetivo é fortalecer os palanques competitivos, em Alagoas vai desde  Renan Calheiros do MDB até os candidatos do próprio PT.

Em Alagoas, o partido está na coligação do líder das pesquisas, o governador Renan Filho (filho de Renan Calheiros), mas as inclinações do MDB local são totalmente lulistas – o que deve dificultar a vida de Ciro no Estado.

No Maranhão a relação também é conflituosa. O PDT está na coligação (com outros 14 partidos) pela reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB). Como a deputada estadual Manuela d’Ávila, que também é do PCdoB, é cotada para ser a vice de Haddad, a máquina maranhense deve trabalhar, em nível nacional, pela candidatura petista.

Em Pernambuco, o PT tratou de isolar Ciro ao retirar a candidatura própria e apoiar o governador Paulo Câmara. Assim, restou à legenda apoiar Maurício Rands (PROS), que hoje tem 2% de intenção de voto.

Para sobreviver na corrida presidencial, Ciro vai ter de correr – mantendo “um olho no peixe e outro na gato”.

Botão Voltar ao topo