Gestão pública de Alagoas é ineficiente, revela estudo

Ferramenta inédita lançada pela Folha e o Datafolha revela quais estados entregam mais educação, saúde, infraestrutura e segurança à população utilizando o menor volume de recursos financeiros. No ranking, Alagoas ocupa a 20ª posição mostrando a ineficiência do Poder Público.

Numa escala de 0 a 1, cinco estados ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser considerados “eficientes”. São eles: Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Pernambuco (único do Nordeste) e Espírito Santo.

Alagoas recebeu a nota geral de 0,305 e registrou índices abaixo da média na Educação, Saúde, Infraestrutura e Segurança Pública. Quando o assunto é Finanças, ganhou a nota 0,701, estando acima de média nacional.

O REE-F (Ranking de Eficiência dos Estados – Folha) considera 17 variáveis agrupadas em 6 componentes para calcular a eficiência na gestão dos 26 estados e detalha ainda a situação das finanças de cada um deles.

O objetivo do estudo é quantificar o cumprimento, pelos governos estaduais, de funções básicas e previstas em lei segundo seus recursos financeiros.

Aparecem mais bem posicionados os estados que gastam menos, por exemplo, para ter mais jovens na escola, médicos e leitos em hospitais, redes de água e esgoto, melhores rodovias e menores índices de violência.

Botão Voltar ao topo