Com R$ 3 trilhões no 1° semestre PIB brasileiro salta para 0,3%

A atividade econômica do país deverá fechar o segundo trimestre do ano com crescimento de 0,3% em relação ao primeiro trimestre, na série livre de influências sazonais, segundo a FGV, que verificou a porcentagem como a segunda positiva consecutiva nesta base de comparação.

A soma de todos bens e serviços produzidos pelo país, alcançaram  R$ 3 trilhões, 467 bilhões, 157 milhões no acumulado do ano até junho. Na variação mensal, os dados da FGV indicam que as previsões do monitor apontam para um crescimento do PIB de 3,3% em junho, quando comparado a maio, quando o resultado foi negativo em 2,6% sobre abril.

O números indicam que a economia continua em trajetória lenta de recuperação, uma parte por conta da greve dos caminhoneiros que ocasionou uma queda  da economia em maio.

Segundo economistas, mesmo com o trimestre tendo sido encerrado com retrações em segmentos como indústria, formação bruta de capital fixo e exportação, houve crescimento da agropecuária, serviços e consumo das famílias, fazendo com que a economia prossiga na sua trajetória de lenta retomada.

Os números da FGV indicam, ainda, que o consumo das famílias apresentou crescimento de 1,8% no segundo trimestre, na comparação interanual, representando movimento decrescente após ter crescido 3,1% no trimestre móvel fechado em abril.

Botão Voltar ao topo