Alagoas: solicitações de CNH’s cai e centros de condutores alegam crise

Os cidadãos alagoanos já não tem o mesmo interesse em retirar a Carteira Nacional de Habilitação, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Ipsos. Dados do Denatran mostraram que o número de interessados caiu 31% em Alagoas entre 2014 e 2017.

No primeiro semestre de 2017 e 2018, 4.755 solicitações de certificados para emissão da CNH deixaram de ser feitas. Em fevereiro deste ano, apenas quatro solicitações foram contabilizadas em todo o Estado. No levantamento, divulgado no fim do primeiro semestre de 2018, a Ipsos identificou queda de 20,6% na quantidade anual de carteiras emitidas de 2014 para 2017 nessa faixa etária.

O Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Alagoas diz que por conta disso, estão à beira de uma crise. A entidade atribui a baixa na procura pela primeira habilitação ao desemprego e ao aumento do custo de vida dos brasileiros.

Para obter uma carteira na categoria B por exemplo, o interessado deve desembolsar R$ 1.350, valor considerado em conta pelo Sindicato.

Nas cinco regiões do país, entre homens e mulheres de todas as faixas etárias, a emissão de CNH vem caindo desde 2015. O volume total passava dos 3 milhões em 2014, mas, no ano passado, recuou para 2,1 milhões.

Uma outra pesquisa, feita pela Junior Mackenzie Consultoria, mostrou que 55,4% dos jovens brasileiros entre 18 e 22 anos não tiraram a CNH. Os pesquisadores, porém, atentam para outro dado: a falta de interesse do jovem em dirigir. Uma das explicações seria que a carteira de motorista não encabeça mais os sonhos de consumo dos jovens.

A pesquisa revela também que a estabilidade econômica do Brasil, neste período de turbulenta recessão e indefinição política, influencia o poder de compra dos jovens.

Botão Voltar ao topo