Emergência: Renan Filho assina decreto para 38 municípios afetados pela seca

O governador Renan Filho assinou  o Decreto de Emergência da seca para  38 municípios afetados pela estiagem. Ele solicitou também que a avaliação do decreto seja antecipada e a operação pipa retomada imediatamente.

Alegando seca fraca, por causa das recentes chuvas, o Governo Federal suspendeu a Operação mas os gestores afirmam que o volume de chuva da região não foi suficiente para encher os barreiros e a água potável para consumo humano ainda é escassa.

“Este ano tem sido bastante irregular com um dos piores invernos, maio choveu, junho foi seco, julho choveu um pouco, mas não deu nem para molhar a terra. Os agricultores não conseguem arar as terras para fazer o plantio. Infelizmente, vamos ter prejuízo na agricultura”, afirmou o presidente da AMA, Hugo Wanderley, ao lembrar que são os prefeitos que acabam arcando com o prejuízo de manter os carros pipas nesses municípios.

A operação do Exército atende 95 mil pessoas, com 140 caminhões  nas cidades afetadas e que têm decreto de emergência .

O governador justifica o decreto considerando que compete ao Estado a preservação do bem estar da população e das atividades socioeconômicas das regiões atingidas por eventos adversos, bem como a adoção imediata das medidas que se fizerem necessárias para, em regime de cooperação, combater situações emergenciais.

Botão Voltar ao topo