Eleições 2018: apenas PSOL e PSTU lançaram chapas completas na corrida presidencial

A escolha do vice virou um dos elementos centrais nas eleições presidenciais de 2018, com o encurtamento do período eleitoral. Nessa corrida, apenas o PSOL e o PSTU lançaram chapas completas.

O empresário, Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente José Alencar, morto em março de 2011, é o mais cortejado, ele já foi cogitado para ser companheiro de chapa de  Lula, de Ciro e de Alckmin, mas Josué recusou o convite desse último.

Com essa negativa, agora os tucanos garimpam no Centrão  um nome para compor a chapa presidencial. As opções são: Ana Amélia Lemos (PP-RS), Aldo Rebelo (SD-SP) e Mendonça Filho (DEM-PE), com maiores chances para os dois últimos nomes.

Os partidos buscam nomes que agreguem apoio não só de outras legendas, mas também de setores representativos da sociedade. Como exemplo, vemos o PSDB que agora pensa em escolher uma mulher, a senadora Ana Amélia, uma jornalista, bem articulada.

Outro pré-candidato cogitado para compor a chapa de Alckmin foi Henrique Meirelles (MDB), mas tanto Meirelles como o MDB rejeitaram a possibilidade, e hoje a tendência é que o partido dispute a eleição presidencial sem coligação.

A pré-candidata a presidente pelo PCdoB, Manuela D’Ávila, é disputada entre os partidos de esquerda. Tanto o PDT quanto o PT gostariam de tê-la como vice. Manuela tem repetido que sua candidatura será mantida, mesmo que não haja unidade da esquerda.

O PT e o PDT também disputam o PSB, que deixou para o último dia de convenções (5 de agosto) a decisão sobre a eleição presidencial. No PSB, ainda há quem acredite que Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, possa reavaliar a decisão e voltar à corrida presidencial.

Bolsonaro, candidato pelo PSL, já recebeu pelo menos três nomes: do senador Magno Malta (PR-ES), do general da reserva Heleno Pereira e da advogada Janaina Paschoal. Ligados ao partido, o príncipe Luiz Philippe de Orleans e Bragança e o astronauta Marcos Pontes também estão cotados para compor a chapa.

A Rede ainda não homologou a candidatura de Marina Silva, mas já há especulação de Eduardo Bandeira de Melo, presidente do Flamengo, e Miro Teixeira, deputado federal, para vice. O PSOL formou uma chapa puro sangue, com Guilherme Boulos e Sônia Guajajara, mas terá o apoio do PCB.

Botão Voltar ao topo