Associações e movimentos sociais cobram entrega de casas em protesto

Integrantes do movimento sem teto, protestaram na frente da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), em Maceió, desde a manhã desta quarta-feira (25). Eles invadiram o órgão e estão acampados desde a manhã de hoje, reivindicando a entrega 600 residências construídas com recursos do programa “Minha Casa, Minha Vida” em Rio Largo.

O governo teria arcado com a construção de mais de mil residências, enquanto o Município, pouco mais de 800 unidades. As casas, no entanto, nunca foram entregues a população.

Os manifestantes disseram estar devidamente cadastrados no programa é que possuem documentação comprobatória, mas os órgãos avisaram que a prioridade foi dada às famílias que sofreram com a cheia em 2010, não sibrando casas para eles.

Apesar de esclarecido, os manifestantes não ficar satisfeitos com a resposta,, alegando que a demora para a entrega das chaves tem motivação política. Já que muitas famílias não moram mais no município, o que não renderia votos aos candidatos da cidade as eleições deste ano.

Um casal de moradores da ocupação Dandara, assinaram os papéis em 2009, mas, até o momento continuam morando em acampamentos de lona.

A Prefeitura de Rio Largo garantiu que vem trabalhando para atender o pleito dos manifestantes, assegurando, porém, não haver casas em quantidade suficiente. A Secretaria de Assistência Social está realizando inclusive, um levantamento para verificar as pessoas que mentiram no cadastro com relação aos beneficiados.

Em resposta, a Secretaria de Estado da Infraestrutura esclareceu que a reintegração de posse reivindicada pelos movimentos sociais tem sido tratada diretamente com o Ministério Público Federal (MPF).

Uma negociação entre Estado e as prefeituras de Maceió e de Rio Largo foi solicitada ao órgão, para que a demanda seja compartilhada com as pastas, que têm recebido recursos para a construção de novas unidades habitacionais, situação não contemplada atualmente pelo Estado.

A Seinfra reiterou ainda que o canal de diálogo junto aos movimentos sociais tem sido aberto e frequente, com o propósito de atender a todas as famílias.

Após a reunião realizada na tarde dessa quarta, entre os movimentos sociais, representantes da Seinfra e do Gabinete Civil, foi possível agendar uma reunião no MPF, a fim de dar andamento à solicitação já iniciada pela Seinfra.

Botão Voltar ao topo