Contas de integrantes do Movimento Brasil Livre são removidas pelo Facebook

O Facebook retirou do ar 196 páginas e 87 perfis  por violar políticas de autenticidade da rede social. Uma das contas removidas pertencem  ao Movimento Brasil Livre, que constatou a remoção das redes de seus coordenadores e classificou o caso como “arbitrário, irônico, mas não surpreendente”.

Segundo o Facebook, a medida foi tomada após rigorosa investigação. As políticas de autenticidade do Facebook estabelecem que a rede não pode ser utilizada para disseminação de spams e notícias inverídicas nem utilizar identidades falsas.

“Essas páginas e perfis faziam parte de uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”, afirmou a empresa por meio de nota.

O MBL afirma que muitas das contas removidas tinham dados biográficos, como endereço profissional, telefones pessoais, além disso uma das páginas possuia alcance nacional, com milhares de seguidores.

De acordo com Rubens Nunes, advogado do movimento, foram removidos os perfis dos coordenadores Renan Santos e Renato Batista, além de uma página do MBL de Goiás. Ele diz que não houve nenhuma notificação e que o Facebook não apontou qual conteúdo violava as regras da rede.

“É uma ação coordenada de uma empresa brasileira que quer interferir no debate das eleições. Foi uma ação feita na surdina para calar pessoas que têm opinião política divergente da de Mark Zuckerberg”, afirmou.

O advogado do MBL afirma que entrará com uma ação cautelar na Justiça ainda nesta quarta-feira para reativar as contas na rede social. Segundo ele, o conteúdo já vinha sendo preparado após outras páginas ligadas a grupos de direita serem removidas pelo Facebook.

Botão Voltar ao topo