Nova pesquisa alerta para epidemia de Zika em cinco anos

Durante uma conferência sobre arboviroses, o diretor do Instituto Evandro Chagas (IEC), Pedro Fernando,divulgou cerca de 20 pesquisas sobre o zika vírus, dengue, febre chikungunya e febre amarela, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Por conta da falta de prevenção, Chagas avisou que é impossível ter o controle da doença, com isso, um novo surto de Zika, por exemplo, pode se alastrar no estado nos próximos cinco ou sete anos.

 Ainda  há uma série de perguntas sobre o zika sem respostas, estudos associando a doença, e até mesmo sobre a relação com o autismo. A doença que também pode ser acometida através de relações sexuais, é  mais severa em pessoas com problemas no sistema imunológico, como artrite reumatoide ou lupos.

Até agora, estudos estão sendo realizados para desenvolver a vacina, mas até lá muitas pessoas continuam morrendo.  Nos anos de 2016 e 2017, foram quase 500 óbitos causados apenas pela febre chikungunya em todo o Brasil.

Vale ressaltar que as arboviroses podem ser prevenidas baixando o número de vetores causadores, como o Aedes aegypti, mas a vacina continua sendo a ferramenta mais importante para a prevenção de doenças como a febre amarela.

Botão Voltar ao topo