Google ameaça por fim a gratuidade do Android após multa de 4 bilhões de euros

Em resposta à multa de 4,34 bilhões de euros  dada pela União Europeia, o Google postou em seu blog, que a medida pode fazer com que o sistema Android deixe de ser gratuito por inviabilizar financeiramente suas operações.Além da “ameaça” , o Google prometeu recorrer contra a multa da União Europeia e argumentou que o sistema Android ajudou a expandir a competição.

A empresa foi acusada de fazer uso de práticas anticompetitivas ao forçar fabricantes de smartphones a adotarem o sistema e incluírem aplicativos e serviços da empresa em seus produtos.

“Até agora, não tivemos de cobrar dos fabricantes de telefones pela nossa tecnologia. Estamos preocupados que a decisão de hoje venha perturbar o equilíbrio cuidadoso que atingimos com o Android e que isso prejudique sistemas de plataforma aberta“, escreveu Sundar Pichai, CEO da empresa.

Segundo o executivo, é por meio dos aplicativos pré-instalados no sistema, como a Play Store, que o Google ganha dinheiro e custeia a manutenção e atualização do Android.

Ao contrário da Apple, que não permite que seu sistema iOS seja adaptado para dispositivos produzidos por outros fabricantes, o Google adota a estratégia de plataforma aberta e disponibiliza o Android para outras empresas.

 

Botão Voltar ao topo