Crime organizado: auditor fiscal e empresários são presos por sonegação de impostos

O Ministério Público de Alagoas (MPE-AL) decidiu sair em busca dos integrantes de uma organização criminosa, especializada em corrupção nesta terça (17). Após realizar investigações durante seis meses, em parceria com os Ministérios Públicos Estaduais de Sergipe e da Bahia, o grupo descobriu que 10 pessoas estão praticando o crime,  um auditor-fiscal alagoano e nove empresários, sendo quatro do ramo de distribuição de medicamentos, quatro ‘testas-de-ferro’, dois laranjas e dois contadores.

A organização teria realizado lavagem de bens, falsificação de documentos e falsidade ideológica, gerando um prejuízo de mais de  R$ 190 milhões ao erário, incluindo imposto sonegado, multas, juros e correção monetária.  Até agora, a operação, batizada de Placebo cumpriu 10 mandados de prisão e 18 mandados de buscas e apreensão nos estados de Alagoas, Sergipe e Bahia.

Em Alagoas, foram presos o auditor-fiscal Carlos Antônio Nobre e Silva, os ‘testa-de-ferro’ Márcio André de Lira e Erasmo Alves da Silva Filho e o contador Benedito Alves dos Santos Júnior.

Já em Aracaju, foram detidos os empresários Antônio Monteiro dos Santos, Arnaldo Monteiro dos Santos, Vanessa Veras Ribeiro e Jenisson Paulino da Silva Ribeiro. Por fim, em Feira de Santana, interior da Bahia, havia mandados de prisão em desfavor das empresárias Maria Edenilce Monteiro dos Santos e da filha dela, Sílvia Santos Borges. Porém, elas se encontram na condição de foragidas da justiça.

A Secretaria Estadual da Fazenda, a Procuradoria-Geral do Estado e a Polícia Civil também participam da operação por meio dos seus integrantes que compõem o Gaesf: o auditor-fiscal e gerente de pesquisa e investigação da Sefaz, João Clemente Vasconcelos Júnior, o procurador de Estado Ivan Luiz Silva e os delegados Filipe Caldas e Fabrício Nascimento. O delegado Antônio Edson Oliveira participa da operação na condição de titular da Deccotap – Delegacia Especializada de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública.

Botão Voltar ao topo