Sete municípios alagoanos devem solicitar retorno da Operação Pipa ao Governo Federal

O Governo Federal suspendeu a Operação Pipa em sete dos 37 municípios de Alagoas que possuem reconhecimento federal por estiagem. A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) está orientando os municípios para que elaborem relatórios para solicitar a retomada da operação.

Os sete municípios excluídos foram Craíbas, Coité do Noia, Igaci, Girau do Ponciano, Quebrangulo, Traipu e Lagoa da Canoa. A preocupação dos gestores se deve ao fato de que o volume de chuvas na região não é suficiente para encher os barreiros e a água potável para consumo humano ainda é escassa.

O presidente da AMA, Hugo Wanderley disse que este ano tem sido bastante irregular com um dos piores invernos. Apesar das chuvas de maio, junho foi seco e acabou desequilibrando o cenário.

“Os agricultores não conseguem arar as terras para fazer o plantio. Infelizmente, vamos ter prejuízo na agricultura ao lembrar que são os prefeitos que acabam arcando com o prejuízo de manter os carros pipas nesses municípios”, disse.

Hoje o Exército atende 95 mil pessoas, com 140 caminhões pipa nos 30 municípios que possuem decreto de emergência com vigência até agosto desse ano. Para que esses municípios não percam o abastecimento pela operação, a AMA e a Defesa Civil do Estado realizarão um mutirão para elaboração de um novo decreto de emergência por seca, na próxima segunda-feira (16), com todos os coordenadores municipais das defesas civis.

Botão Voltar ao topo