Moro suspende liberação de Lula e critica desembargador: ” autoridade incompetente”

O juiz Sergio Moro suspendeu a liberação de Lula neste domingo (08), afirmando que o desembargador Rogério Favreto não tem autoridade para sobrepor à decisão da turma do TRF-4 e ainda do plenário do STF.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região deferiu uma liminar para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja solto ainda neste domingo (8).

Favreto acatou habeas corpus apresentado na sexta (6) pelos deputados Wadih Damous, Paulo Pimenta e Paulo Teixeira, do PT, pedindo que ele fosse libertado imediatamente, pois não haveria fundamento jurídico para a prisão dele.

Moro argumento que não será possível cumprir a decisão sem antes consultar o desembargador João Pedro Gebran Neto, relator do caso e, segundo ele, juiz “natural” do processo.

“Se o julgador ou a autoridade policial cumprir a decisão da autoridade absolutamente incompetente, estará, concomitantemente, descumprindo a ordem e prisão exarada pelo completente colegiado da 8a Turma do Tribunal Regional Federal da 4a Região”.

Gebran por sua vez, determinou que não seja cumprida a decisão do plantonista, que mandou soltar o ex-presidente. O presidente do PT em Alagoas, Ricardo Barbosa classificou a decisão como uma “brincadeira”. “Isso demonstra que nível estamos vivendo esse golpe que foi dado no Brasil em 2016. Agora a gente está começando a se articular, estamos falando com os companheiros da direção nacional”, argumentou.

 

Botão Voltar ao topo