Aeroporto em Maragogi, obras em rodovias e terminal no Porto são anunciados

Foi assinado, nesta quinta-feira (21), um convênio entre o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e o Estado de Alagoas que deverá licitar o aeroporto de Maragogi, interior de Alagoas, com recursos garantidos pelo governo federal.

Durante a solenidade, que aconteceu no Porto de Maceió, em Jaraguá, foi informado um calendário das obras. “São vários investimentos. Hoje, Alagoas tem várias obras do Ministério dos Transportes em porto, aeroporto, rodovias. É mais de R$ 1 bilhão na carteira do Ministério”, declarou o ministro Valter Casimiro, que visitou a capital alagoana.

Segundo o governador do estado, Renan Filho, Maragogi é uma das cidades que mais recebe turistas no país. “É uma obra muito importante que vai impulsionar o turismo e gerar emprego”, disse ele.

(Ministro Valter Casimiro e governador de Alagoas, Renan Filho. Foto: Reprodução)

Terminal de passageiros no Porto de Maceió

Foi anunciado também a construção do terminal de passageiros do Porto de Maceió, que terá início após a conclusão da obra de dragagem. As duas obras terão um investimento de aproximadamente R$ 35 milhões. “Certamente vamos incrementar o turismo aqui na região. Vamos contar com uma infraestrutura melhor no nosso Porto. Some-se a isso que nós estamos na fase final do nosso Centro Pesqueiro, que vai dar outra cara para o bairro histórico de Jaraguá, já beneficiado pelo VLT que voltou a circular no bairro”, disse prefeito Rui Palmeira.

(Prefeito de Maceió, Rui Palmeira. Foto: Reprodução)

O deputado federal por Alagoas e ex-ministro do Turismo, Marx Beltrão, enfatizou que a conclusão da obra do terminal está prevista para daqui um ano e dois meses e impulsionará a vinda de cruzeiros à Maceió. “Voltaremos a receber e ultrapassaremos os 50 navios por temporada, o que vai aumentar e facilitar o acesso às nossas praias, no entorno de Maceió, gerando emprego e renda”, afirmou Beltrão.

Aeroporto de Arapiraca

Durante a ocasião, o Protocolo de  Intenção para a construção do Aeroporto de Arapiraca também foi assinado, dependendo apenas da definição oficial do local onde será contruído. “É uma obra que já está incluída no PAC e no Programa de Aviação Regional”, disse o também deputado federal por Alagoas e ex-ministro dos Transportes, Maurício Quintella.

Ele ainda lembrou que hoje serão liberados mais 10 quilômetros da duplicação da BR-101, de Teotônio Vilela a Junqueiro, e até agosto, o trecho até São Miguel dos Campos. “Outra entrega importantíssima, que encomendamos ao Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) foi um estudo sobre as bacias das lagoas Mundaú e Manguaba, para poder executar uma obra e permitir que haja troca de água entre a lagoa e mar. Com isso, vamos recuperar o sururu, o pescado e evitar enchentes em época de chuvas”, concluiu Quintella.

(Deputado federal por Alagoas, Maurício Quintella. Foto: Reprodução)

Botão Voltar ao topo