Morre o jornalista e professor alagoano José Marques de Melo

O jornalista e pesquisador alagoano José Marques de Melo morreu nesta quarta-feira (20), vítima de um infarto fulminante, em sua casa em São Paulo. O professor, nascido em Palmeira dos Índios já sofria de Mal de Parkinson há alguns anos.

Ele concluiu o curso de Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, durante a década de 1960, antes de se transferir para São Paulo. Após o golpe de 64, trabalhou em publicações de Alagoas, Pernambuco, São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Marques é considerado um dos mais respeitáveis catedráticos de Jornalismo das Américas e um ativo militante das causas da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em 2015, José Marques de Melo finalmente conquistou a anistia política, recebendo adicionalmente um formal pedido de desculpas do Estado Brasileiro, por tantos anos de perseguição política pela ditadura que dominou o País de 1964 a 1985.

Em julho do ano passado, ele esteve em Maceió para participar da solenidade de entrega do Prêmio de Jornalismo Científico José Marques de Melo, onde também foi homenageado pela grande contribuição para o jornalismo do país.

Os parentes informaram que o sepultamento será às 11h desta quinta-feira (21), no cemitério do Morumbi, em São Paulo.

Botão Voltar ao topo