Estudo revela qual operadora tem o melhor sinal 4G do Brasil

Um levantamento realizado pela OpenSignal, divulgado nesta terça-feira (19), revelou que a Claro é a operadora com o melhor conexão 4G do Brasil. Isso quer dizer que, entre as opções disponíveis, a empresa é a que oferece a maior velocidade média de download (28,18 Mbps), maior velocidade média de upload (9,28 Mbps) e a menor latência (61,21 milissegundos).

No entanto, ainda segundo o estudo, a Claro não domina em todos os quesitos. Um celular com chip da Tim consegue acessar uma rede 4G em 75,8% das tentativas, em média, segundo as métricas utilizadas na pesquisa.

A Claro é superada também na latência do 3G. Neste item, a Nextel está 62,5 milissegundos à frente da concorrente. Por outro lado, a Claro vence em velocidade de download por 3G (4,5 Mbps) e em velocidade de download geral, que inclui 3G e 4G (16,92 Mbps).

Como explica o Olhar Digital, a OpenSignal também mediu o comportamento das principais operadoras nas regiões metropolitanas. O 4G da Claro é o mais rápido em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Em outras categorias, não há unanimidade.

O estudo foi realizado por meio do aplicativo Open Signal, que foi instalado em 372.841 smartphones em todo o Brasil e mediu mais de 6 bilhões de velocidades de internet entre 1º de março e 29 de maio de 2018.

Botão Voltar ao topo