Algazarra: construção de quadra faz Lobão virar piada na Câmara Municipal

O pronunciamento do vereador Lobão (PR) gerou polêmicas na Câmara de Maceió na última terça, 12. O parlamentar virou motivo de piada depois que declarou na tribuna de que havia construído uma quadra esportiva com dinheiro próprio no conjunto Lenita Vilela, no bairro do Trapiche. Tudo começou quando Lobão decidiu usar a tribuna para parabenizar uma técnica da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) pelo apoio oferecido na demarcação da Rua do Comércio, para a finalização do projeto de reorganização dos pontos de ônibus.

Entre um assunto e outro, o parlamentar aproveitou o ensejo para falar da finalização da quadra construída, como forma de incentivo ao esporte na comunidade. No mesmo instante, porém, um dos pares perguntou a Lobão se ele mesmo estava bancando a obra. O vereador confirmou em seguida, fato que aguçou o humor dos presentes, com piadinhas e risadas durante o pronunciamento. “Sou eu mesmo que estou fazendo, não se preocupem, a gente gosta de empreender. Vai num canto pede ajuda, chama um empresário, chama um amigo, aí junta forças e torna aquela ideia que está no coração em realidade”, finalizou desejando um feliz dia dos namorados.

Incomodada com a notícia, a vereadora Silvania Barbosa (PRB) disse ter ficado triste, já que a propositura deveria ser de um gestor e não de um parlamentar. Nesse mesmo instante, chegou a provocar Lobão alegando que não sabia como ele estava conseguindo construir a quadra. O pronunciamento do vereador Francisco Sales, que já estava atrasado no expediente, foi motivo de reclamação do próprio parlamentar. Silvania Barbosa prometeu a palavra a ele, e se desculpou aproveitando mais uma vez para alfinetar Lobão.

José Márcio pede para que Lobão ensine “jeitinho” de conseguir dinheiro

“O senhor vai falar Sales, mas antes vou passar a palavra para o José Márcio, por­que nós ficamos aqui abismados”, concluiu deixando o discurso para o amigo. Co­mo forma de expor sua insatisfação, Jo­sé Márcio (PSDB) repercutiu na tribuna que seu pai já pleiteava há 16 anos a cons­trução de uma quadra na Cidade de Deus e que até agora nenhum parlamentar havia con­seguido o feito.

“A gente fica triste em re­lação a isso, mas contente, porque Lobão tem conseguido realizar essas demandas da co­munidade, porque nenhum vereador de Ma­ceió tem essa condição financeira para rea­lizar projetos deste tamanho. Lobão, que você continue fazendo isso sempre, quando a prefeitura não fizer”, parabenizou.

No intuito de se defender, Lobão causou uma má impressão aos colegas. Ele explicou que no parlamento, seu tamanho e provimentos são comparados ao de todos, porém sua tentativa de defesa foi frustrada. Silvânia Barbosa o interrompeu dizendo que ela não tinha padrinhos políticos como Lobão.  “Com certeza, Vossa Excelência pode estar usando seu subsidio, mas sabemos que o senhor tem a simpatia de alguns gestores e não tenho nada contra, gostaria também de ter, mas alguns são agraciados e outros não. Só não podemos usar as verbas de gabinete para comprar tijolo e cimento. Pode ser legal, mas não é moral”, esclareceu irritada.

A vereadora denunciou ainda que gestores estão utilizando a máquina pública em prol de seu favorecimento, já que na Casa, os parlamentares pedem a realização de demandas, mas não conseguem ao menos limpar uma rua. Lobão novamente tentou se defender alegando que a questão não é favorecimento, mas sim um aspecto ligado ao período eleitoral, já que ele foi o vereador mais votado.  Os parlamentares gargalharam da afirmação e ele tentou contornar o discurso explicando que tem obrigação de fazer mais. “Eu não tenho carro próprio, moro na mesma casa, na mesma rua, com a mesma mulher, a única coisa que comprei para mim foi tão somente um ar condicionado. Me entreguei a missão de entregar daqui a 2 anos e meio tudo que eu prometi pronto”, explicando que consegue coisas básicas pedindo aos aliados com “jeitinho”.

José Márcio então pediu para que Lobão ensinasse o “jeitinho” aos pares da casa, e se prontificou a aprender pessoalmente, para que também conseguisse realizar as demandas da casa. Lobão finalizou o discurso pedindo desculpas aos amigos. “Em primeiro lugar não uso verba de gabinete, a Viap é uma verba indenizatória que a gente usa para depois ser ressarcido. Geralmente uso para fazer trabalho gráfico. Segundo que meu partido, o PR, cuida das pastas de infraestrutura do munícipio e do Estado. Se eu tivesse favorecimento, todas as ruas do Vergel, e talvez de Maceió, já estariam asfaltadas. 

Botão Voltar ao topo