Vereador garante que lei do transporte público gratuito em eleições já existe

O vereador Samyr Malta voltou a subir na Tribuna na tarde desta quinta-feira (07) na Câmara de Maceió, para informar que a lei que garante transporte público de forma gratuita aos eleitores já existe, mas não é regulamentada.

A lei eleitoral garante que o poder público deve fornecer transporte, para os eleitores que votem em colégios eleitorais distantes de suas residências, como nas zonas rurais.

“ Aqui o transporte publico é o ônibus, então eu acho que já estamos infringindo essa lei de não fornecer isso a população carente, que muitas vezes não tem condições nem de comer”, comentou.

O vereador lembrou que a falta do voto pode prejudicar o cidadão, uma vez que sem o registro de votação, a pessoa pode não conseguir emprego, não tirar passaporte e outras documentações.

 “A descrença na política está tão grande e a pessoa ainda vai pagar para ir votar? Isso vai ser uma coisa absurda. Coloquei no projeto que a prefeitura faça seus estudos e regulamente a lei”, explicou.

O parlamentar José Márcio, também é a favor do projeto como forma de incentivo aos eleitores, já que facilita o exercício da democracia.

Ele lembrou que há alguns anos, quando houve a implantação da biometria, as pessoas ficaram mais próximas de casa, mas muita gente acabou se mudando pela difícil situação financeira.

“As pessoas que moram de aluguel, por exemplo, acabam não indo votar porque já se mudaram de alguns anos para cá. Esse projeto pode ser um alento, não é um dia que vai quebrar as empresas de ônibus”, enfatizou apoiando o projeto.

A notícia de que as eleições para governador no Tocantins obteve mais de 40% dos votos em situação de abstenção, nulidade e em branco, provocou reflexão na Câmara de Vereadores de Maceió, na de ontem (06), o vereador Samyr Malta avaliou que o percentual registrado em outro estado, estava relativamente associado a falta dos eleitores aos locais de votação.

Desde então, os parlamentares decidiram trabalhar a possibilidade de sensibilizar a prefeitura, para aceitar o projeto que isenta a taxa do transporte público no dia da eleição.

 

Botão Voltar ao topo