Veja como economizar combustível em cinco passos

O combustível tem sido um verdadeiro problema nos últimos dias, com o aumento do preço nos postos, situação que gerou descontentamento em todo país.

Segundo a agência LatinWords é possível economizar combustível de forma inteligente. O primeiro passo seria considerar  o carro como um novo integrante da família, devido aos seguros, franquias e manutenção, aspecto que irá ajudar a equilibrar os gastos no fim do mês.

É comum economizar no seguro de carros com comparadoras online (saiba mais), mas antes disso é bom aprender a consumir menos gasolina de forma rápida com hábitos práticos.

Acelerador

Se você usar o acelerador de forma brusca por exemplo,  terá um consumo maior de combustível em seu carro. O correto é usar o acelerador com calma e de forma prudente, acelerando apenas na hora certa.

Outra maneira econômica de economizar combustível é desacelerar o carro ao invés de usar o freio bruscamente. Se você pretende parar o carro mais adiante, apenas tire o pé do acelerador e o carro irá reduzir com mais segurança.

Nível de Gasolina

Quando estiver dirigindo, avalie os números de consumo de combustível no computador de bordo. Observe se o seu veículo está ‘bebendo’ muito ou está econômico. É uma maneira prática de observar o desempenho do carro.

Marcha

Ao fazer troca de marchas, evite usá-las de forma brusca. O importante é que a troca seja suave e natural, levando em consideração o giro do motor, a fim de evitar consumo desnecessário de combustível.

Os carros mais modernos possuem um indicador sobre o momento ideal para fazer a troca das marchas, caso contrário,  fale com um especialista a respeito.

Se o seu carro tiver uma sexta marcha, use em estradas possa dirigir em uma velocidade maior. Se você usar a quinta marcha causará maiores problemas ao veículo e não terá tanta economia no combustível.

Procure respeitar sempre o limite de velocidade do seu veículo nas estradas. Evite velocidades altas e terá desta forma um desgaste maior.

Qualidade do combustível

Sabemos que muitos postos de gasolina não são confiáveis, portanto, você poderá ter problemas com a qualidade do combustível utilizado, então, evite dores de cabeça e tenha economia em seu veículo.

Ar condicionado

Já foi comprovado que o uso do ar condicionado  aumenta o consumo de combustível, portanto, abra as janelas do carro e tenha uma boa economia.

 

Botão Voltar ao topo