Thaíse Guedes e Marquinhos Madeira lideram faltas na ALE

Dos 27 deputados ativos na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL), a deputada Thaíse Guedes e o de­putado Marquinhos Madeira são os que mais faltam às sessões na Casa de Tavares Bastos. A parlamentar Thaíse Guedes se pronunciou sobre a abundância de faltas registradas.

Ela contou que sua deficiência a impede de comparecer a algumas sessões, que ocorrem apenas três vezes por semana. As limitações ocasionadas pela deficiência de Thaíse, requer segundo ela, constante acompanhamento médico seja para consulta ou exames.  Há casos em que ela precisaria sair da capital para outras cidades, na tentativa de realizar exames.

Outro fator que acaba dificultando a entrada da deputada são as manutenções do elevador que dá acesso ao plenário onde ocorrem as sessões legislativas. “Ser carregado pelos braços é um transtorno maior do que as pessoas podem imaginar e todas as vezes que o equipamento apontou problemas e ficou interditado ao longo do ano, solicitei à direção da Casa as devidas e emergenciais providências”, desabafou.

Sobre a situação na ALE, Thaíse alegou que considera um desrespeito às leis que garantem o acesso especial. Em 2011, a deputada faltou por um mês às sessões na Assembleia como forma de protesto pela falta de acessibilidade.

O problema era o mesmo, o elevador do prédio da Assembleia estava quebrado, dificultando seu acesso. Na época, a greve dos correios havia impedido a instalação de uma peça.

Ainda em fevereiro deste ano, um levantamento feito pela Agência Tatu de Jornalismo de Dados, revelou que Thaíse Guedes obtinha 46% de faltas e Marquinhos Madeira 44%.

Apesar disso, a lista era liderada pelo deputado estadual Leo Loureiro (PPL), suplente do deputado João Beltrão, que faltou em 51% das sessões realizadas na ALE. Há rumores de que Marquinhos possa não querer disputar novamente a vaga no Legislativo, já Thaíse permanece como deputada, pelo PTB.

 

Botão Voltar ao topo