Presidente da Petrobrás entrega pedido de demissão a Temer

A Petrobrás anunciou nesta sexta, 1°, a demissão do presidente Pedro Parente, após reunião entre o executivo e o presidente da República Michel Temer no Palácio do Planalto. A companhia informa que a nomeação de um CEO interino será examinada pelo Conselho de Administração ao longo do dia, e que a composição dos demais membros da diretoria executiva não sofrerá qualquer alteração.

Parente teria abandonado a Petrobrás pela presidência da empresa de alimentos BRF. Ele teria, inclusive, solicitado nos últimos dias para ‘segurarem’ o processo de escolha de um CEO na companhia. A possibilidade de a troca ocorrer já corria no mercado financeiro, principalmente, diante da crise gerada com a greve dos caminhoneiros e já mexeu nos papéis da própria empresa de alimentos.

O ex-presidente da Petrobrás chegou a negar que tenha tido qualquer intenção de entregar o cargo. O executivo mantinha o mesmo posicionamento frente à necessidade de continuidade da atual política de preços dos combustíveis da estatal.

Ele assumiu o comando da estatal em maio de 2016 no lugar de Ademir Bendine iniciando a carreira no setor público no Banco do Brasil, em 1971. Dois anos depois, foi transferido para o Banco Central (BC).

Pedro entregou a carta de demissão ainda na reunião, nela ele agradece a oportunidade a frente da estatal e diz ter refletido muito sobre o assunto. Para ele, sua permanência na Petrobrás não estava sendo mais positiva e que a greve o fez enxergar a situação.

Ainda na escritura, ele lembrou que sempre procurou demonstrar na trajetória o compromisso com o bem público, mas que não tem qualquer apego a cargos ou posições. Com o intuito de não atrapalhar as alternativas discutidas futuramente, ele aproveitou o ensejo e pediu demissão:

“Sendo assim, por meio desta carta, apresento meu pedido de demissão do cargo de Presidente da Petrobras, em caráter irrevogável e irretratável. Coloco-me à disposição para fazer a transição pelo período necessário para aquele que vier a me substituir”, finaliza.

 

 

Botão Voltar ao topo