Confederação diz que infiltrados estão forçando caminhoneiros a continuarem greve

A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) acusa a presença de infiltrados na paralisação dos caminhoneiros e pede o fim do movimento. Segundo a entidade, integrantes da categoria estavam sendo forçados e ameaçados a permanecerem parados por grupos estranhos ao movimento da categoria.

O presidente da Associação Brasileira de Caminhoneiros (ABCam), José da Fonseca Lopes,  denunciou a presença de infiltrados nos bloqueios de rodovias em diversos locais do país ainda ontem (28).Segundo ele, haveria grupos “intervencionistas” prendendo veículos para que não abandonem os pontos interditados.

Os infiltrados entraram na paralisação com outros objetivos do que foi apresentado na pauta inicial.A CNTA avalia a paralisação como bem sucedida e critica a continuidade do movimento, já que os caminhoneiros conseguiram diversos avanços na negociação com o governo e apoio da sociedade.

“Nossa pauta inicial e prioritária foi plenamente atendida pelo governo. Atingimos nossos objetivos, porém, a partir deste momento, entrando no 9º dia de paralisação, os caminhoneiros, suas famílias e toda a sociedade começam a sofrer um desgaste desnecessário. Tudo que foi conquistado até agora, como a boa imagem da categoria perante a população e as reivindicações atendidas, corre o risco de se perder”, diz a nota.

A confederação elenca entre as conquistas da paralisação a redução do preço do combustível equivalente ao valor correspondente à incidência de Cide e Pis/Cofins por 60 dias; a definição de reajustes mensais a partir deste prazo; a reserva de 30% do volume de fretes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para caminhoneiros autônomos e a tabela de piso mínimo do valor do frete.

Botão Voltar ao topo