Petrobras reduz preço da gasolina em 2,8% nas refinarias, mas greve continua

A Petrobras reduziu, pela quinta vez consecutiva, o preço da gasolina nas refinarias. A partir de amanhã (29), o combustível terá redução de 2,8% no preço e passará a custar R$ 1,9526 por litro. No mês de maio a gasolina acumula uma alta de 8,6%, já que, em 28 de abril, o litro do combustível tinha o custo de R$ 1,7977.

A União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam), reconheceu que o governo atendeu todos os pedidos da categoria, mas que a greve deve persistir enquanto o preço do diesel não cair nas bombas, isso só deve ocorrer depois que o Congresso aprovar o projeto da reoneração da folha de pagamento das empresas e a proposta foi sancionada pelo presidente Michel Temer.

A votação do projeto, que passou pela Câmara dos Deputados e está no Senado, foi a contrapartida negociada pela equipe econômica para compensar perda de receitas com o corte nos tributos incidentes sobre o diesel (Cide e PIS e COFINS.

A Unicam informou sobre os termos do acordo, fechado no domingo, aos líderes do movimento em 12 estados, mas alguns já disseram que a paralisação vai continuar. Por isso, a União não tem mais poder para acabar com a greve, que começou de maneira “voluntária”. As declarações de líderes do movimento mostram que a crise de desabastecimento no país ainda está longe de acabar.

 

Botão Voltar ao topo