Cientistas criam método mais barato para detectar mosquito com zika

Uma nova técnica para detectar mosquitos infectados com o vírus da zika, tem mostrado eficácia em 94% dos testes realizados por cientistas. Estudos realizados no laboratório no Brasil, mostraram ainda que o método é  18 vezes mais rápido e 110 vezes mais barato que os utilizados atualmente.

Os pesquisadores, que estão analisando o nível de precisão dessa ferramenta em condições naturais no Rio de Janeiro, esperam que a nova técnica possa ajudar a detectar outras doenças transmitidas por mosquitos, como dengue e malária.A técnica consiste na  projeção de um raio de luz nos mosquitos,para  determinar se estão infectados.

Artigos relacionados

Do estudo participaram também equipe da Fundação Oswaldo Cruz do Brasil; John Beier, da Universidade de Miami; e Floyd Dowell, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

“Podemos identificar rapidamente os mosquitos que estão infectados com o vírus da zika para que as autoridades de saúde pública possam tratar as áreas afetadas antes que se propague aos humanos”, disse Maggy Sikulu-Lord, da Universidade de Queensland (UQ) da Austrália, em comunicado.

Botão Voltar ao topo