Collor critica segurança no Brasil e pede implantação de prisão perpétua

O pré-candidato à Presidência da República e senador Fernando Collor de Mello (PTC/AL) discursou no Senado na terça-feira (22), para criticar o atual sistema de segurança do país. Para ele o Governo Federal deve agir com a “mão pesada” na criminalidade, e realizar mais planejamentos integrados com a federação.

O parlamentar defendeu a possibilidade de introduzir a prisão perpétua, como forma de evitar a reincidência em casos de homicídios e latrocínios. Na oportunidade, ele ressaltou que a medida nada tem a vingança mas sim não permitir que determinados tipos de criminosos voltem a sociedade. 

“No combate à insegurança generalizada que se instalou no país, a população já percebeu que, pelo nosso arcabouço legal, temos excesso de direitos, porém, escassez de deveres; que temos excesso de investigações”,explicou.

Diante do cenário atual, Collor declarou que o Brasil está mais do que atrasado na busca de soluções para devolver à nação a sensação de segurança e que o sistema está falido, “em estado terminal”.

O país tem a quarta população carcerária do mundo e uma taxa de reincidência de até 75%. Parte desse percentual, segundo Collor, está ligado ao crime organizado tendo como causa o tráfico de entorpecentes, nacional e internacional.

Sobre o tipo de crime, o parlamentar disse que as facções criminosas deram ao Brasil o duplo papel de consumo e rota do tráfico e que isso só persiste porque as autoridades são tolerantes..

” Passamos do momento de tomar uma decisão corajosa: ou se criminaliza de vez o tráfico, o porte e o uso das drogas, aumentando a capacidade de repressão do Estado, ou se descriminaliza integralmente, passando a tratar apenas como questão de saúde pública, como o tabaco ou a bebida alcoólica” ,sugeriu.

Botão Voltar ao topo