Presidentes da Câmara e do Senado pedem por debate de projeto de JHC sobre combustíveis

Um Projeto do Deputado Federal de Alagoas, João Henrique Holanda Caldas, JHC (PSB) sobre redução nos valores de combustíveis será debatido em Comissão solicitada pelos presidentes da Câmara e o Senado

Os parlamentares Eunício Oliveira (MDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), divulgaram, na manhã desta segunda-feira, 21, documento no qual anunciam a realização de uma Comissão Geral do Congresso para debater “as sucessivas elevações dos preços dos combustíveis”.

De acordo com o documento assinado, “o preço dos combustíveis, no nível em que se encontra, impacta negativamente o dia a dia dos brasileiros. Petrobras, distribuidoras, postos, governo e estudiosos do setor serão convidados a propor e buscar ações imediatas diante da crise geopolítica global que encarece os combustíveis”, diz.

No início de abril, JHC apresentou pedido de urgência a um projeto para diminuir o preço do álcool combustível, autorizando a venda direta de álcool combustível do produtor para o posto de gasolina, o que, segundo o parlamentar, reduziria o preço do álcool em pelo menos 20%.

Em 2009, sem respaldo legal, a ANP obrigou que o produtor de etanol contratasse “atravessadores” do oligopolizado mercado de distribuidoras”.

Dados divulgados na última sexta-feira, 18, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que o preço médio da gasolina nas bombas terminou a semana em alta.

O aumento, segundo a agência, foi de 0,63%, para R$ 4,284 por litro na média nacional. O valor representa uma média calculada pela ANP, que verifica os preços em diversos municípios.

A comissão geral, anunciada por Eunício e Maia, consiste em uma sessão conjunta da Câmara e Senado e irá ocorrer no dia 30 de maio para debater a proposta do Deputado JHC e mediar saídas que atendam aos apelos da população quanto à alta nos preços dos combustíveis.

Botão Voltar ao topo