Prefeito afastado de Santa Luzia do Norte fracassa ao tentar reaver cargo

Circula nos bastidores da política alagoana que o ex-prefeito de Santa Luzia do Norte, Edson Mateus da Silva, que foi botado para correr do cargo pela Justiça de Alagoas, ainda gasta energia, em Brasília, para reaver sua situação.

Mas, claro que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já não considera fazer com que Edson Mateus e o vice José Ailton do Nascimento voltem à política alagoana tão cedo. Parece que a cidade de Santa Luzia do Norte não perdeu um gestor e, sim, se livrou de um péssimo administrador.

Vereador da cidade desde os 18 anos com um trabalho inexistente, Edson Mateus foi alvo de polêmica assim que ganhou as eleições municipais para prefeito em 2015. Acusado de estupro de vulnerável, Mateus ficou detido do dia 15 de dezembro a 23 de janeiro no Quartel do Corpo de Bombeiros, em Maceió.

Mesmo preso, conseguiu autorização para sair e tomar posse da Prefeitura. Porém, a conduta do gestor na administração do município sempre levantou suspeitas. Ele teria atrasado o pagamento de funcionários públicos e fornecedores por mais de três meses.

Comissionados receberiam salários três vezes por mês da Prefeitura, sem contar rombo de R$ 620 mil do Funprev – Fundo de Previdência.

Em dezembro, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) decidiu, por unanimidade, afastar de forma imediata o prefeito e o vice do município. A administração da cidade ficou a cargo do presidente da Câmara Municipal, o vereador José Alberto Hermenegildo, até que ocorram novas eleições.

Segundo o relatório do recurso eleitoral, a petição inicial da AIJE teve como base a promessa de transporte gratuito através da empresa “Mateus Tur”, distribuição de material de construção, promessas de vantagens a alguns eleitores feitas através de Whatsapp e entrega de documentos de Habilitação.

Estupro

Conforme a Polícia Civil, durante o período eleitoral, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e, no celular do acusado, o promotor da cidade encontrou vídeos que estão servindo de provas contra o prefeito eleito.

Edson Mateus e outros indivíduos não identificados teriam abusado de um homem e de uma mulher que estavam desacordados. De acordo com a denúncia, o acusado também tentou constranger uma criança a praticar o ato com uma das pessoas que estava desacordada.

Toda a ação foi filmada pelo próprio réu, e o vídeo foi encontrado no aparelho celular dele. As vítimas não foram identificadas.

Botão Voltar ao topo