A LAVA JATO NÃO VALEU A PENA

As ações da Petrobras operam em queda nesta quarta feira após a empresa fechar um acordo no qual pagará aos investidores americanos a importância de 2,95 bilhões, ou seja, 10 bilhões de reais. Além do mais na noite de terça feira a Receita federal multou a empresa estatal em R$ 17 bilhões de reais referente a impostos sobre remessa ao exterior.

O Juiz Sergio Moro se gaba ao afirmar que a Petrobras na condição de vítima já recuperou 1,475 bilhão no Brasil. Ou seja, o prejuízo gerado a nação e seus compatriotas vai chegar a no mínimo dez vezes do que ele diz que recuperou.  Assim, o dinheiro recuperado pela Lava Jato, conduzida por Sergio Moro, segue direto para os Estados Unidos.

Foi a Lava Jato quem convocou os procuradores estadunidenses para investigar a Petrobrás e pasmem, mandou os maiores corruptos da Petrobrás testemunhar contra a empresa em tribunais americanos.

Não é a toa que Moro e a Lava Jato foram matérias das principais revistas estadunidenses, Fortune e Time, esta última lhe premiou.

os dois principais expoentes da Lava Jato, Juiz Sergio Moro, e o procurador, Deltan Dallognol, sabem o que estão fazendo, só que não defendem os nossos interesses, eles defendem deliberadamente os interesses yanks. Graças as ações desta dupla a Petrobras participou  timidamente dos leilões do pré-sal, permitindo que as reservas brasileiras fossem assumidas por empresas como Shell, Exxon e Chevron.

A ação intempestiva da lava Jato está acabando com o imenso potencial de emprego e renda que é a indústria do petróleo. Como ainda falta o que a empresa vai pagar aos acionistas daqui e o dano à marca Petrobras o prejuízo é de proporção catastrófica.

De forma reflexa essa operação Lava jato deixou milhares de desempregados, sobretudo no Rio de Janeiro, afundado pela destruição da empresa e pelo impacto de sua derrocada sobre a cadeia produtiva que ela liderava, especialmente a indústria naval.

Segundo a  revista Forbes A Petrobras caiu quase 400 posições na lista das 2.000 maiores empresas do mundo publicada anualmente. A petroleira despencou da 30ª para a 416ª posição em relação ao ano de 2013. No ranking de 2013, a companhia ficou em 20º lugar. Em 2012, a gigante brasileira de petróleo aparecia no 10º lugar. A revista destaca a Petrobras como uma das “maiores perdedoras de alto perfil” do ano, citando os “escândalos contábeis e de corrupção”.

A frase do jornalista Joelmir Betting, que era bom para explicar casos complicados com metáforas de fácil entendimento está atualíssima : — “Para acabar com os carrapatos, vamos matar as vacas”.

Assim, o que era uma ação aplaudida pela a imensa maioria dos brasileiros, pois visava matar os corruptos (carrapatos) da Petrobras acabou por matar a  Petrobras (vacas).

Todo brasileiro ficou perplexo com o volume de recursos desviados da Petrobras, entretanto os corruptos que deveriam permanecer isolados em presídio de segurança máxima, sorrateiramente aderiram à delação premiada, através de escritórios de advogados com livre trânsito ao entorno do Juiz Moro e de alguns procuradores e hoje estão em suas mansões rindo do povo brasileiro, pois para estes o crime compensou.

O Moro não teve controle em investigar, julgar e prender os corruptos sem contaminar a credibilidade e os negócios da Petrobras e deliberadamente resolveu internacionalizar a crise.

Este prejuízo é de responsabilidade exclusiva das ações inconsequentes do Moro. Por este aspecto a Lava Jato não  valeu a pena.

Botão Voltar ao topo