Familiares de detentos protestam na ALE contra greve de agentes penitenciários

Alguns familiares de reeducandos protestaram contra a greve dos agentes penitenciários, nesta quinta-feira (14), na porta da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), no centro de Maceió. Devido a paralisação da categoria, os presos estão sem visita, sem alimentação e sem itens de higiene pessoal.

As manifestantes disseram que o atendimento médico também foi prejudicado. “Meu filho está preso com dois cortes, um no pescoço e outro no nariz, ele precisa de pontos e remédios, e até agora não recebeu atendimento”, reclama a mãe de um detento, Luciana Paula.

A companheira de um preso, que preferiu não se identificar, denunciou maus tratos. “Eles estão acordando nossos maridos com tiros de bala de borracha, o meu já levou dois”, disse ela.

O desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Celyrio Adamastor, determinou que os agentes retornassem ao serviço imediatamente, e de maneira integral. O não cumprimento resultaria em uma multa diária de R$50 mil.

Confira abaixo a nota que o Sindapen disponibilizou à imprensa:

 

“O Sindapen desconhece qualquer procedimento que viole a Lei de Execuções Penais por parte dos agentes penitenciários de Alagoas, e confia no exemplar trabalho da Corregedoria da Secretaria de Ressocialização para que eventuais denúncias sejam apuradas. Ademais, sempre nos solidarizamos com os familiares dos reeducandos na busca por condições mais dignas para todos dentro dos presídios. Nossa luta pelo concurso público é fundamental para que mais servidores possam atender às famílias dos reeducandos com a excelência desejada. Aguardamos que o governo cumpra o acordo assinado em ata, para que assim os trabalhadores do sistema prisional possam voltar às atividades normais contemplados pelo bom senso e pela retidão dos gestores do nosso estado”.

Botão Voltar ao topo