Ministros do Turismo do Mercosul discutem como atrair investimentos

Maceió foi a cidade escolhida para sediar, nesta quinta-feira (7), um encontro entre ministros do Turismo de países do Mercosul. Os gestores discutem, no Jatiúca Hotel & Resort, como obter novos investimentos para a região e, consequentemente, aquecer a economia na América do Sul.

Pela manhã, os ministros debateram a possibilidade de atrair parques temáticos para a região. De acordo com o ministro Marx Beltrão, embora dos 10 maiores parques da região, nove estejam no Brasil, é preciso traçar um planejamento para que os empreendimentos se instalem no Mercosul.

“Queremos que os grandes parques mundiais venham para o nosso país e essa reunião é muito importante porque todos os ministros do Mercosul estão apoiando essa medida, que será discutida aqui”, explicou.

Beltrão afirma que os grandes parques têm ido para Europa e Ásia, e que a América do Sul tem ficado de fora. “Eles estão indo para todos os continentes, mas não estão vindo para a América do Sul. O objetivo é abrir nossas portas para que eles possam se instalar aqui”.

Essa ação, de acordo com ele, é esperada há muitos anos pelo tarde turístico. “Há muitos anos o tarde turístico dos parques espera por isso. Temos aqui no Brasil muitos parques que são conhecidos mundialmente, como o Beach Park e o Beto Carreiro. Temos agora uma perspectiva de receber parques mundiais, que não podemos citar o nome, mas que já procuraram o Ministério do Turismo, estudando áreas para entrar no Brasil. Se essa medida não avançar, eles não vêm e são parques que geram milhões de empregos”

De acordo com o ministro, os parques que existem no Brasil têm a perspectiva de investir R$ 2 bilhões nos próximos cinco anos, gerando 50 mil empregos

Além disso, também serão discutidos na reunião promoção de destinos, roteiros integrados, conectividade aérea. À tarde Marx Beltrão apresenta o “Novo Fungetur”, que é o fundo geral do turismo. “Será lançado o Novo Fungetur e vou dar detalhes sobre ele para que todo o trade turístico do país possa ter acesso a linhas de crédito maia baratas e com carência maior”.

O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, disse que o evento em Alagoas é importante para atrair olhares desses países para o estado. “Num momento onde as ações de fomento se voltam para esses países, acontece a convergência desse evento aqui. Hoje já temos cinco voos para a Argentina e esse evento nos da possibilidade de pleitear novos voos não só da Argentina, mas dos outros países, colocando Maceió e Alagoas num destaque dentro do Mercosul”

E acrescentou: “Isso acontece porque é mais fácil devido a visto, conectividade de malha aérea trazer esses turistas, que procuram o destino praia, que é o que temos aqui”.

Botão Voltar ao topo