Candidatos pedem anulação do concurso do Corpo de Bombeiros

Os candidatos que realizaram a prova do concurso do Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBM/AL), em outubro deste ano, vão encaminhar ao Ministério Público Estadual (MPE/AL) um relatório escrito sobre todos os problemas que surgiram durante a aplicação da prova para pedir o cancelamento da redação ou de todo exame para o cargo de Oficial Combatente.

Eles reclama que o tema da prova subjetiva foi entregue faltando menos de duas horas para encerrar o tempo oficial e em uma folha de papel sem lacre. Segundo eles, diversas pessoas não fizeram a redação e algumas salas tiveram o tempo prorrogado.

De acordo com o candidato, Emanuel Vieira, além das provas de redação não estarem lacradas e não serem entregues dentro do prazo de aplicação, o documento com o tema da dissertação havia sido “xerocado”. “Antes de chegar as provas na minha sala, os fiscais pediram para escolher um texto avulso na prova objetiva para que fizéssemos a redação. Muita gente fez duas redações”.

A estudante de direito, Aída Lobo, que também fez a prova, disse que no relatório vai estar inserido tudo o que aconteceu, com o maior número de provas possíveis obtidas pelos candidatos que se sentiram lesados. “Nós fomos procurar o Ministério Público Federal, mas não é o órgão competente. Ainda esta semana vamos fazer contato com o MPE sobre o caso. A Defensoria Pública também já está por dentro da situação”, disse ela.

Resposta do Governo

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) informou por meio de nota que os fatos estão sendo tratados de forma transparente e ética, e que qualquer decisão sobre um possível cancelamento será comunicada.

Confira abaixo a nota na íntegra:

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), esclarece que todas as tratativas a cerca dos concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Alagoas estão sendo tratadas de forma transparente e ética junto aos candidatos. Qualquer decisão tomada em relação a possíveis cancelamento será comunicada a toda a população.

Botão Voltar ao topo