Falta de sangue no Hemoal pode comprometer cirurgias no HGE

O Hemoal começou esta semana a campanha de doação de sangue para o feriado da Proclamação da República, na próxima quarta-feira, (15). De acordo com a assistente social Régia Peixoto, o estoque do banco sangue conta com apenas 92 bolsas, quando o ideal seria de 300 bolsas.

Ainda segundo a assistente, com o estoque atual, o HGE pode deixar de realizar cirurgias eletivas, passando a atender apenas casos de emergência.

“O Hospital Geral é o que possui maior demanda por conta dos atendimentos de emergências, como acidentes de trânsito, por exemplo, que são encaminhados para lá, e com o estoque baixo não é possível atender todos pacientes”, afirma Régia.

Para ser um candidato a doador, é preciso estar bem alimentado, ter entre 19 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais para que autorizem o procedimento.

Os voluntários podem se dirigir aos postos fixos do Hemoal. Além da unidade Trapiche, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, as doações podem ser realizadas na unidade Farol, no Hospital do Açúcar.

A unidade Farol atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e a do Trapiche, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h.

No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar).

Botão Voltar ao topo