Guardas municipais começam a ser treinados para uso de arma de fogo

Os agentes da Guarda Municipal de Maceió começaram a ser treinados para instrução de tiro nesta segunda-feira (23) para que possam fazer uso de arma de fogo em serviço. A capacitação, que acontece no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), é ministrada por instrutores da Polícia Federal de Alagoas (PF/AL).

A realização do curso tem o objetivo de atender o parágrafo 3º da lei federal 10.826/2003, que condiciona a autorização para o porte de arma de fogo das guardas municipais – entre outras obrigatoriedades – à formação funcional de seus integrantes em estabelecimentos de ensino de atividade policial e à existência de mecanismos de fiscalização e de controle interno.

O curso de armamento e tiro acontecerá até o dia 27 e tem como objetivo geral desenvolver competências, habilidades e atitudes para manejar e utilizar os revólveres, em defesa própria ou de terceiros, de forma a reforçar a segurança nas ruas da capital. Foram selecionados 30 dos 200 GMs que já passaram pela formação teórica. Eles devem adquirir conhecimento para identificar o revólver, suas peças e funcionalidade, além de desenvolver habilidades para portar e fazer o uso correto, com segurança e eficácia, do armamento no desempenho de suas atividades funcionais.

Os alunos também vão aprender conceitos relacionados a procedimentos de segurança em meio urbano, regras de segurança, uso prático dos revólveres, fundamentos e particularidades do tiro defensivo e sobrevivência, entre outros conteúdos abordados no programa.

A metodologia de ensino da PF/AL compreende aula expositiva (dialogada com perguntas e respostas), instrução individual e em grupo. O plano instrucional prevê que, após o treinamento propriamente dito, os GMs vão passar por uma avaliação final, com aplicação de teste, conforme cartilha de armamento e tiro, na modalidade Porte de Arma Funcional.

Prioridade

Por meio do Diário Oficial do Município, o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto, convocou os servidores a se apresentarem na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas, no bairro de Jaraguá, nesta segunda-feira, devidamente uniformizados, com cinto de guarnição e coldre para revólver calibre 38.

O titular da Semscs definiu como prioridade a capacitação dos guardas municipais para exercerem suas atividades portando arma de fogo. “Nossa meta é, após a conclusão desse primeiro grupo, constituir novas turmas e promover mais cursos para habilitá-los a exercerem suas atividades portando arma de fogo em defesa e proteção da sociedade”, afirmou.

Botão Voltar ao topo