Estado disponibiliza carros para buscar doadores de sangue em casa

O Estado está disponibilizando veículos para buscar grupos de pessoas que se disponibilizam a doar sangue e, assim, reforçar o estoque no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que está com nível crítico.

Só para se ter uma ideia, o mínimo de bolsas de sangue (de várias tipagens) é de 300 bolsas, mas, na manhã desta sexta-feira (20), a quantidade não chegava a 100.

O secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, foi até a sede do Hemoal com um grupo de servidores voluntários para doação. Era uma ação interna para incentivar o funcionalismo da pasta à prática solidária.

O gestor fez um apelo à população para que passe no banco de sangue e faça a doação. A atitude dura só alguns minutos e pode ser a responsável por salvar várias vidas ao mesmo tempo.

“Se tiver um grupo grande de pessoas interessadas em doar sangue, a secretaria vai disponibilizar o carro ou uma van para buscá-las”, disse Teixeira.

A unidade móvel do Hemoal está sem funcionar. No período de chuvas intensas, o veículo sofreu inúmeras avarias e passa por manutenção. De acordo com o secretário de Saúde, o ônibus volta à atividade em breve.

Botão Voltar ao topo