Estação do VLT no Jaraguá é inaugurada e deve receber cerca de 3 mil passageiros

O terminal do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a Estação Jaraguá, entrou em fase de testes nesta sexta-feira (20). O VLT entra em operação – de forma definitiva – no dia 6 de novembro. A expectativa é que cerca de 3 mil passageiros utilizem o transporte, distribuídos pelas 38 viagens que serão realizadas em Maceió.

Ainda de acordo com a CBTU, durante os horários de grande volume de passageiros, as saídas da Estação acontecerão a cada 30 minutos. Já nos horários de menor movimento, as viagens acontecem a cada 1 hora.

Como diferencial, a Estação do Jaraguá será menor e mais compacta, e o abastecimento de energia se dará por meio de energia solar. A água utilizada para a limpeza será reutilizável da chuva, e a CBTU garante que as próximas estações que serão entregues terão o mesmo sistema de modernização e sustentabilidade.

Como os trilhos cortam alguns dos principais cruzamentos nos bairros do Centro, Poço e Jaraguá, oito passagens de nível foram instaladas entre a Estação Central (próximo às Lojas Americanas) e a nova Estação Jaraguá. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), cada cruzamento possui sinalização automatizada sonora e luminosa para indicar quando o trânsito estará livre.

“Muito importante o VLT voltando até o bairro histórico do Jaraguá. São milhares de alagoanos beneficiados, porque o transporte chega até Rio Largo. Essa ação do governo federal com a parceria da prefeitura foi fundamental para que esse momento histórico acontecesse, mesmo diante da crise financeira”, comentou o prefeito Rui Palmeira (PSDB).

Na ocasião, o senador Benedito de Lira (PP) se emocionou ao falar sobre a inauguração da Estação. “Eu fico emocionado com a inauguração da Estação do Jaraguá, porque milhares de alagoanos vão ser beneficiados, além de fortalecer a economia e o turismo de Alagoas. É uma obra de extrema relevância, que me enche os olhos”, destacou o senador.

O presidente da CBTU, Marcelo Aguiar, informou que as viagens devem aumentar com a inauguração das Estações do Jaraguá, Mercado e Bom Parto. “A expectativa é de que o crescimento seja de 30%. É uma estimativa da Companhia”.

O evento contou com a presença de diversas autoridades. Além da inauguração, foram exibidos vídeos com imagens de período de obras.

INVESTIMENTO

Para a construção da Estação do Jaraguá, a Prefeitura de Maceió investiu R$ 250 mil em serviços. Com o recurso, o gestor municipal espera movimentar, novamente, o bairro, levando a população que mora na parte alta até a praia, seja para o lazer ou o trabalho.

FALTA DE ACESSIBILIDADE

Apesar do investimento e da tecnologia implantada no local, o quesito “acessibilidade” ainda está pendente. Isso porque um grupo de cadeirantes não conseguiu embarcar no trem, devido à falta de espaço entre a Estação e o VLT.

“Eles não precisam se preocupar, porque, como estamos em fase de testes, dá tempo de aumentar o espaço para que possam entrar no veículo de forma autônoma e sem nenhum empecilho. A operação definitiva ocorrerá no dia 6 de novembro”, esclareceu o presidente da CBTU.

Botão Voltar ao topo