Projeto de odontologia da Ufal tranquiliza crianças antes de consultas

Os estudantes de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizaram, nesta quarta-feira (11), uma edição especial do Projeto Sorriso Coletivo que iniciou em 2016 e acontece todas as quartas-feiras, cujo objetivo é tranquilizar crianças antes de serem atendidas por dentistas e orientar os pais sobre saúde bucal.

As crianças tiveram a oportunidade de também participar de diversas atividades, como: pintura facial, teatro de bonecos e exibição de filmes. “A gente usa esse espaço para diminuir a ansiedade, passar informações importantes sobre saúde para as crianças e os pais, além de colocar os estudantes em contato com a comunidade”, disse a professora e coordenadora do projeto, Sílvia Durante.

Segundo a mãe Luana Maiara, o trabalho tem dado resultado. Ela conta que o filho Richarlyson, de sete anos, pede para ela não entrar com ele no consultório. “Eu já trago ele desde junho. Ele pedia pra eu entrar junto, mas hoje em dia não quer mais. Já entra sozinho, fica mais à vontade”, diz Luana.

A Ingrid Vitória, de apenas oito anos, esperou o atendimento pintando o rosto. “Minha mãe me traz aqui há pouco tempo. Eu gosto de pintar o rosto. Me ajuda a ficar mais calma”, disse ela.

(Foto: Derek Gustavo)

A coordenadora explica que o projeto auxilia na diminuição dos casos de problemas bucais existentes nos bairros próximos. “Damos orientações preventivas aqui. Importantes, já que há muitos problemas bucais na população nos arredores da Ufal. São muitos casos de cáries nas crianças pequenas, principalmente. O foco são as crianças e as mães, e fazemos também distribuição de escovas e creme dental”.

O atendimento é totalmente gratuito e funciona na clínica de odontologia da Ufal. Para mais informações basta ligar no telefone (82) 3214-1163.

Botão Voltar ao topo