Saiba quando é permitido utilizar a Faixa Azul em Maceió

Desde o dia 30 de setembro, a fiscalização eletrônica passou a autuar os condutores que trafegam em alguns pontos da faixa azul de forma indevida nas avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima, Comendador Leão e Dona Constança.

Quanto ao uso correto da faixa, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) esclarece que desde que foi criada, em 2014, qualquer condutor pode utilizá-la durante os dias úteis da semana entre às 20h e 6h, e também durante finais de semanas e feriados.

“Mesmo com a fiscalização eletrônica na faixa azul, nenhum condutor corre o risco de ser multado nestes dias e horários. Além desses horários, os motoristas também podem utilizar a faixa para acesso para acesso às demais vias ou estabelecimento comercial e residencial”, explica o assessor técnico de Trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.

De acordo com a SMTT, o respeito às normas não geram penalidades e os condutores acabam beneficiando cerca de 350 mil pessoas que utilizam o transporte público diariamente.

“O objetivo da faixa azul foi oferecer maior celeridade ao transporte urbano. Os usuários sofriam muito com a demora de sua residência até chegar ao trabalho, escola ou faculdade”, afirma Freitas.

Apesar da utilização dos equipamentos de fiscalização eletrônica, vale lembrar que os agentes de trânsito que atuam na capital continuam fiscalizando o uso correto da faixa azul.

Botão Voltar ao topo