“Rui ainda não conseguiu mostrar que é um bom gestor”, cutuca Israel Lessa

O advogado Israel Lessa vinha exercendo uma boa gestão frente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/AL), até que foi afastado do cargo por picuinhas políticas de Brasília. Pedetista combativo, Lessa já pensa em 2018, mas com cautela. Tem vontade de se candidatar, no entanto, depende do aval do partido.

Alagoas tem um traço negativo em sua história de violência e corrupção. Você já foi ameaçado por algum empresário quando era superintendente regional do Trabalho?

Não, ao contrário. Procuramos nos aproximar do empresariado para retirar esse rótulo, principalmente do interior. Eu só tenho que agradecer o tratamento que tive. A gente sabe da função do Ministério do Trabalho. Mas, em nenhum momento, na questão das fiscalizações de todas as atividades econômicas, não sofri nenhum tipo de ameaça e não tive nenhum mal estar. A gente trabalha com assessoria direto da Polícia Federal. Isso poderia ter ajudado a termos um certo respeito.

 

Ao longo desses cinco anos, qual setor foi mais denunciado?

Foram vários. Infelizmente, em Alagoas, muitos empresários têm a cultura do desrespeito à legislação. Recebíamos denúncias de todos os  lados: desde usinas de cana-de-açúcar até farmácias de bairro. A nossa maior preocupação foi relativo aos acidentes de trabalho. Os setores que mais descumpriram as normas de segurança são as usinas, a construção civil e hospitais. No estado, vivemos números de acidentados que parece uma guerra: de oito mil a dez mil vítimas por ano. Estamos acima da média nacional.

 

O que as entidades que representam os trabalhadores têm feito para ajudar a categoria?

O Sistema S é parceiro no sentido de capacitar e ajudar o trabalhador, que muitas vezes, teve que sair momentaneamente do mercado de trabalho. A Federação da Indústria contribuiu com um aumento significativo de cursos para reabilitar essas pessoas. No sentindo de prevenção aos acidentes, é obrigação do Sistema S fazer com que empresas atendam as normas de segurança. Fiscalizamos até cabeleireiros, para ter uma ideia, assim como supermercados e panificadoras. Mas, não queremos fechar empresas e, sim, preservar o trabalhador.

 

É verdade que você ainda não assumiu um cargo na administração de Renan Filho por fidelidade ao deputado federal Ronaldo Lessa?

Eu me dediquei demais à Superintendência. Foram mais de cinco anos mergulhado ali dentro. Eu estou precisando um pouco de tempo. Mas, sou soldado do meu partido (PDT). Estou me preparando para fazer cursos de especialização. Aguardo um direcionamento partidário. Digo também que não tive nenhum convite para ir ao Governo do Estado.

 

Você considera Rui Palmeira um bom prefeito?

Qualquer prefeito, na atualidade, tem uma certa dificuldade de mostrar seu lado de bom gestor por vários motivos. Estamos passando por uma crise. Rui Palmeira não teve sorte na sua gestão em relação ao momento de quando assumiu a prefeitura. Se ele é um bom gestor, não conseguiu mostrar por causa dessas dificuldades financeira. Todos os administradores estão sentido na pele a falta de recursos.

 

E o que acha da administração do governador Renan Filho?

Foi uma grata surpresa ver um homem jovem fazer uma forma diferenciada de gestão. O governador tem demonstrado uma capacidade muito grande de conversar com lideranças de todas as camadas. Para mim, foi uma satisfação grande de ver que Filho, mesmo passando por dificuldades, seguindo em frente. Ele tem mostrado à sociedade sua capacidade de gerir o Estado. Renan Filho tem superado o prefeito com jogo de cintura.

 

Por que tanto desejo em ser deputado? O PDT vai apoiar?

Quem me conhece sabe. Desde quando me entendo por gente estou no meio da política. Estou ao lado do deputado federal (Ronaldo Lessa) desde 1992. Fui candidato duas vezes a vereador e tive a oportunidade de entrar na Câmara por um ano em 2005. Quero ser candidato a deputado estadual e sei que fiz um trabalho que me credencia a almejar essa possibilidade. Mas tenho que saber se o partido irá me apoiar neste sentido. Ainda existe dúvida sobre minha candidatura.

Assista como foi a conversa com o jornalista Cícero Filho pelo Youtube no canal TV Maceió Agora.

 

Botão Voltar ao topo