Alagoas avança no Ranking de Competitividade dos Estados

Anunciado nesta quarta-feira (20), o Ranking de Competitividade dos Estados 2017 colocou Alagoas na 24ª posição no país. O resultado é melhor que o obtido nas últimas edições, quando o estado figurou na última colocação. Para a composição do Ranking neste ano foram considerados 66 indicadores, agrupados em 10 pilares. O estudo é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Group.

O avanço é motivado pela melhora no pilar de Solidez Fiscal, por conta de alguns fatores, como a repatriação de recursos do exterior e a renegociação da dívida com a União, que gerou uma redução nos custos de amortização da despesa. Alagoas registrou evolução também em Potencial de Mercado, Capital Humano e Segurança Pública.

O estado se colocou em 2º lugar no pilar de Solidez Fiscal. Em 15º em Infraestrutura e em 19º em Sustentabilidade Ambiental e Potencial de Mercado. Em capital Humano, o estado se encontra em 20º lugar. Enquanto em Eficiência da Máquina Pública, ocupa o 21º. Em Segurança Pública ficou em 25º e em Educação e Sustentabilidade Social em 26º lugar.

No computo geral, o estado de São Paulo segue na primeira colocação no Ranking de Competitividade dos Estados, seguido de Santa Catarina que subiu da 3ª para a 2ª colocação e o Paraná que caiu da 2ª para a 3ª posição em relação ao ano anterior. O Distrito Federal segue na 4º colocação.

Os estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste concentram-se na metade superior do ranking, com os estados do Norte e Nordeste ocupando as últimas posições. Paraíba e Ceará são os representantes do Nordeste mais bem colocados, nas 10ª e 11ª colocações, respectivamente, à frente de Mato Grosso e Goiás. Os últimos colocados foram os estados de Maranhão, Amapá e Sergipe, enquanto Alagoas conseguiu sair da última posição, passando para 24º.

Outras mudanças expressivas no ordenamento das Unidades da Federação no ranking geral ocorreram com Acre, Rondônia, Paraíba, que foram os estados que mais ganharam posições, enquanto Amapá, Amazonas e Pernambuco foram os estados que mais perderam posições.

Ranking de Competitividade dos Estados

Uma realização do CLP, em parceria com a Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Group, o Ranking constitui uma importante ferramenta para avaliação da administração pública. Também reconhece as melhores práticas visando ao desenvolvimento econômico e social do País. O  resultado permite ao gestor público identificar as necessidades e elencar as prioridades do seu estado. Ao setor privado, permite um estudo das possibilidades geográficas para investimento.

O Ranking, que está em sua sexta edição, faz uma análise comparativa da capacidade competitiva de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal em 66 indicadores, agrupados em 10 pilares temáticos. Entre os indicadores, 35 são comparados com dados internacionais de 34 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Itens como infraestrutura, educação, inovação, potencial de mercado, segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental compõem o quadro.

Botão Voltar ao topo